Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha

MoodleConheça nossa fanpage Conheça nosso canal

Seminário: Plano de Saneamento e Educação Ambiental

25/07 2016
Institucional

O convênio estabelecido entre o Consórcio Público de Saneamento Básico da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Pró-Sinos), Corsan e Fundação Liberato, objetiva a elaboração do Programa de Educação Ambiental do Consórcio.

As atividades destinam-se aos envolvidos com educação popular e ambiental, mobilização social, Universidades, ONGs, Prefeituras municipais (Secretarias de Meio Ambiente, Saúde e Educação), Redes de Educação Ambiental, Pastorais, Sindicatos, Associações de Moradores, Cooperativas de Reciclagem, entre outros.

Estão previstos a realização de três seminários e diferentes dinâmicas, além de uma Plenária de fechamento, com a consolidação e apresentação do Plano Regional de Educação Ambiental com enfoque em Saneamento.

Os três encontros já realizados ocorreram em 16 de junho, 06 de julho e 20 de julho nos municípios de Dois Irmãos, Santo Antônio da Patrulha e Três Coroas, respectivamente.

O 3º Seminário, realizado em 20 de julho, ocorreu no Sindicato das Indústrias do Calçado do município de Três Coroas, abrangendo representantes dos municípios de Araricá, Canela, Gramado, Igrejinha, Nova Hartz, Parobé, São Francisco de Paula, Sapiranga, Taquara e Três Coroas e apresentou a seguinte programação:

- Palestra sobre Plano de Saneamento - “A Importância do Plano de Saneamento e a educação ambiental na perspectiva do PNSB”, proferida por BERENICE DE SOUZA CORDEIRO (foto).
(Engenheira Sanitarista pela ENSP/FIOCRUZ e doutora em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR/UFRJ. Foi responsável pelo Estudo da SNSA/MCidades que resultou no Panorama dos Planos Municipais de Saneamento Básico no Brasil. Pesquisadora e gestora de projetos no Centro de Estudos da Metrópole. Ampla experiência na área de estudos sobre Estado e políticas públicas, com ênfase em política urbana e ambiental, atuando principalmente nos temas relacionados à gestão integrada de saneamento básico. Experiência profissional em políticas públicas de saneamento básico em prefeituras, governo federal, ONGs e organismos internacionais. Trabalhou no Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), no Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ). Atuou como pesquisadora na elaboração do Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) pela UFRJ  e como gestora de projetos no Centro de Estudo da Metrópole (CEM/Cebrap), vinculado ao Departamento de Ciência Política da USP. Trabalhou como consultora especializada em vários Acordos de Cooperação Técnica: PNUD/PMSSSNSA/MCidades; Unesco/Fundação Vale; IICA/SNSA/MCidades; e, atualmente, no ACT BID/PNCC sobre a atualização do Programa Nacional de Capacitação das Cidades.)

- Palestra sobre Educação Ambiental na perspectiva do Plano de Saneamento, proferida por IRENE CARNIATTO (Doutora em Ciências Florestais, Conservação e Planejamento Integrado de Bacias e de Recursos Hídricos pela UFPR. Participa do coletivo da Rede Brasileira de Educação Ambiental (REBEA), da Gestão da Rede de Educação Ambiental da Região Sul (REASUL) - ITAIPU/MMA. Pesquisadora e docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Coordenadora do Centro Universitário de Estudos, Pesquisas e Extensão de Proteção e Desastre da UNIOESTE - CEPED UNIOESTE e do Laboratório de Pesquisa e Estudos em Bacia Hidrográfica e Educação Ambiental.)

No turno da tarde, aconteceu o “Troca de saberes na Educação Ambiental”, com apresentação de experiências dos diferentes municípios além de discussão com os participantes acerca da metodologia de elaboração do Plano de Educação Ambiental.

O primeiro Seminário compreendeu os municípios de Cachoeirinha, Campo Bom, Canoas, Capela de Santana, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Gravataí, Ivoti, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Portão, Santa Maria do Herval, São Leopoldo, São Sebastião do Caí e Sapucaia do Sul. O evento foi realizado na Câmara de Vereadores de Dois Irmãos e contou com:

- Palestra sobre o Plano de Saneamento - “A Importância do Plano de Saneamento e a educação ambiental na perspectiva do PNSB” proferida pela Engª TATIANA SANTANA TIMÓTEO PEREIRA (Especialista em Gestão e tecnologia do Saneamento  e Mestranda em Gestão e Regulação de Serviços Públicos de Saneamento Básico pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz).

- Palestra sobre Educação Ambiental na perspectiva do Plano de Saneamento, proferida por RENATA ROZENDO MARANHÃO (Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental - Departamento de Educação Ambiental - Gerente de Projetos).

No turno da tarde realizou-se o chamado “Troca de saberes na Educação Ambiental” com apresentação de experiências dos diferentes municípios.

O segundo encontro foi realizado no município de Santo Antônio da Patrulha e compreendeu as representações dos municípios de Cachoeirinha, Caraá, Gravataí, Osório, Riozinho, Rolante e Santo Antônio da Patrulha. O evento foi realizado na Câmara de Vereadores de Santo Antônio da Patrulha contou com a seguinte programação:

- Palestra sobre Plano de Saneamento - “A Importância do Plano de Saneamento e a educação ambiental na perspectiva do PNSB” com o Eng. LUIZ ROBERTO SANTOS MORAES (Professor Doutor da Universidade Federal da Bahia – UFB. Atua na área de Engenharia Sanitária e Ambiental, com ênfase em Saneamento Ambiental, principalmente, nos campos do saneamento ambiental, saúde ambiental e política, gestão e planejamento de saneamento básico).

- Palestra sobre Educação Ambiental na perspectiva do Plano de Saneamento com VICTOR HUGO MOSQUERA (Diretor do Departamento de Saúde Ambiental da FUNASA).

No turno da tarde realizou-se o chamado “Troca de saberes na Educação Ambiental” com apresentação de experiências dos diferentes municípios além de discussão com os participantes acerca da metodologia de elaboração do Plano de Educação Ambiental.

Nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro, outros encontros ocorrerão para consolidação e apresentação do Plano.