Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha

MoodleConheça nossa fanpage Conheça nosso canal

free hd free online porn vidos videos. granny porn

Projeto Educar para Transformar leva sustentabilidade às escolas

27/12 2016
Institucional

Iniciativa educacional da RGE Sul visa à formação de sociedades mais comprometidas com o planeta

Educar para transformar. É com este objetivo que a RGE Sul desenvolve desde 2012 um projeto de construção de saberes para a sustentabilidade. O Educar para Transformar leva a estudantes e professores da rede pública de ensino dos municípios da área de concessão da empresa uma proposta educativa sobre energia, água, resíduos e mobilidade. Mais de 204 mil pessoas participaram das 503 ações realizadas em 79 cidades nos dois primeiros ciclos (2012 e 2014/2015).

O público escolar participa do projeto em dois momentos. Os Seminários Regionais são capacitações específicas para os educadores e contemplam em sua programação palestras, oficinas e a apresentação de um espetáculo teatral. Já as Ações são momentos de aprendizagem por meio de atividades lúdicas, desenvolvidos para alunos e professores do ensino fundamental, e realizados em cada um dos municípios contemplados. Integram as atividades dinâmicas e brincadeiras sobre o uso seguro e eficiente de energia elétrica, destino correto do lixo, consumo consciente de água e mobilidade, além da encenação do espetáculo.

Nos dois momentos são entregues materiais didáticos para fomentar a continuidade do trabalho nas instituições de ensino. A Revista do Professor traz textos e sugestões de atividades para serem desenvolvidas nas escolas. As Revistas dos Alunos apresentam atividades para os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, e o CD contém a trilha sonora do espetáculo e o material didático em formato digital. 

Pertencente ao Programa de Eficiência Energética da RGE Sul, executado pela Axis Mundi Conceito Desenvolvimento e realizado em parceria com as Prefeituras, através das Secretarias Municipais de Educação, e Coordenadorias Regionais de Educação, o projeto Educar para Transformar tem o intuito de contribuir com o crescimento da consciência ambiental dos seus participantes, bem como sensibilizá-los a levarem para o seu dia a dia hábitos favoráveis ao meio ambiente.

Experimentos do Espaço Ciência

A proposta inicial dos experimentos do Espaço Ciência previa a elaboração de quatro ilhas temáticas e, em cada delas, uma grande maquete, semelhante a uma instalação. Cada ilha “falaria” sobre um tema do projeto e, para integrar os discursos, seriam utilizados os conceitos de eficiência e sustentabilidade.

Após um tempo, percebeu-se que devido às diversas abordagens que cada tema possui, ficaria complicado reunir todas as informações em uma única “ilha/experimento”, e que mesmo solucionando isso, o entendimento por parte das crianças pequenas poderia ficar obscuro. Assim, após pesquisar sobre os temas e considerado as informações essenciais ao projeto, os experimentos, painéis interativos e maquetes começaram a ser desenhados, e na sequencia, construídos os primeiros protótipos. Distribuídos em um ambiente com aproximadamente 150m² - estrutura montada dentro ou fora dos ginásios, os experimentos foram elaborados para receber os estudantes e provocar curiosidade a respeito dos temas energia, água, lixo e mobilidade. Abaixo, a descrição de cada um deles:

O Destino do Nosso Lixo: Esse painel interativo (feito com recortes giratórios) tinha o objetivo de explicar a diferença entre Lixão e Aterro, bem como os impactos gerados por eles no meio ambiente. Esclarecia também quanto ao fato de que, se bem administrado, o aterro pode contribuir com a geração de energia por meio do gás proveniente da decomposição dos resíduos, através do Biogás – mistura gasosa de dióxido de carbono (CO2) e metano (CH4). Esse painel também permitia abordar a importância da reciclagem e alternativas que podem ser usadas para o lixo orgânico doméstico, tal como a composteira.

Nosso Planeta Água: Esse painel utilizava a metáfora da “Garrafa PET” e, a partir do acionamento dos conjuntos de leds, demonstrava a divisão da quantidade de água existente no Planeta Terra. Nosso Planeta Água auxiliava na compreensão a respeito da importância e a finitude da água, bem como a necessidade de consumi-la sem desperdícios e com responsabilidade.

Ciclo Hidrológico do Nosso Planeta: Este experimento era representado por um painel iluminado onde se introduziam placas de acrílico com imagens referentes às partes que compõem o ciclo hidrológico do Planeta Terra. Dessa forma os estudantes podiam perceber a importância de cuidar de cada uma das partes que compõem o ciclo hidrológico.

Caminho Legal: Esse painel interativo falava sobre mobilidade... Mas também sobre CO2, poluição atmosférica e consumo de energia. Demonstrava, por meio de uma tabela, a importância e o impacto de pequenas escolhas no dia a dia, tais como andar de ônibus, de bicicleta, metrô, avião, navio, caminhar, etc. Ao final, os estudantes eram estimulados a, sempre que possível, fazer uso dos transportes menos impactantes para o meio ambiente.

Qual Espaço que Você Ocupa?: Esse painel interativo foi confeccionado com quatro placas indicativas nas quais os estudantes podiam comparar a diferença de ocupação do espaço, ou seja, quantas pessoas caberiam dentro de um espaço de 30m², se:

- Estivessem cada um com uma bicicleta;

- Divididas na capacidade máxima de veículos de passeio;

- Ônibus.

Assim, o público conseguia relacionar o experimento com os problemas de mobilidade urbana, e como isso afeta a infraestrutura das cidades devido ao excesso de carros, desencadeando congestionamentos, estresse dos motoristas e acidentes.

Caminhos da Energia: Após entender a importância do magnetismo e como a energia elétrica é gerada, foi a vez de entender o papel das fontes de energia. Para isso, essa maquete representou o caminho percorrido pela energia, desde o processo de geração nas usinas eólica, hídrica e/ou térmica, até os consumidores residenciais. Desta forma, foi possível perceber que para fazermos uso da energia elétrica necessitamos dos recursos naturais renováveis e não renováveis do planeta, como a água dos rios, carvão mineral, ventos, dentre outros.

Eletromagnetismo - Linhas de Força/ Motor Gerador/Atração e Repulsão/Indução Eletromagnética: Esse conjunto de experimentos teve o objetivo de mostrar ao público alguns conceitos fundamentais relacionados à energia e a importância do magnetismo na geração de energia elétrica. Os monitores começavam a explicar o conjunto pela limalha de ferro, demonstrando as linhas de força do campo magnético, e passavam pela experiência do imã com o atrai e repele. Depois, mostravam a geração da energia elétrica por meio do motor gerador (imã, bobina de cobre, movimento) e, ao final, explicavam a utilização da energia elétrica em nossas casas por meio do motor elétrico.

A Energia da Nossa Casa: Nada melhor que mostrar o cotidiano de uma residência, representado por uma maquete com todos os aparelhos utilizados no dia a dia, e que necessitam de energia elétrica para funcionar. Por meio de um painel de LCD, os estudantes conseguiram ver o consumo de quilowatt-hora dos equipamentos, como também o custo em reais (R$) dos mesmos, equivalente a uma hora de consumo por dia, o correspondente na semana e no mês. Esse fechamento possibilitava aos estudantes a reflexão para o cuidado na hora de consumir energia elétrica. Além disso, levaram para suas vidas a lição de que todos nós somos “cuidadores” do Planeta Terra.

Bicicletas: Pertencentes ao Território Energia, foram usadas para exemplificar a geração de energia elétrica. Ao pedalar, os estudantes produziam energia para acender as luzes e ligar o som. O objetivo do espaço foi alertar os estudantes para a necessidade de um consumo consciente, bem como dar conhecimento de como essa energia é gerada e chega às casas para o consumo.

Que espaço você ocupa?: No Território Mobilidade, foram compartilhadas informações importantes sobre diferentes assuntos relacionados à mobilidade urbana: a importância de nossas escolhas, dos meios de locomoção, para a mudança climática do planeta, bem como para a redução no volume de tráfego nas ruas, qualidade do ar, segurança, dentre outros fatores.

Pegada Hídrica: O Território Água possibilitou o envolvimento do aluno com a temática, ressaltando situações do dia-a-dia e também questões pouco rotineiras, como processos de fabricação de produtos e a quantidade de água necessária para a confecção dos mesmos.

Sobre o Programa de Eficiência Energética

Por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE), desenvolve projetos para combater e evitar desperdícios de energia elétrica junto aos clientes, sejam eles indivíduos ou organizações. Seguindo uma determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), destina 0,5% da receita líquida anual para essa finalidade. Promove o uso eficiente da energia elétrica por meio da regularização de ligações informais em comunidades de baixa renda.

Sobre a Axis Mundi Conceito Desenvolvimento

A Axis Mundi Conceito Desenvolvimento é uma Casa de Projetos comprometida com iniciativas socioeducativas cujos conceitos contribuem para a construção de um mundo melhor. Especializada no desenvolvimento de projetos voltados para a educação, a Axis Mundi trabalha desde o conceito do projeto à entrega dos relatórios finais, passando pela execução e gestão das ações. Com essas características, vem construindo e aprimorando o seu repertório de trabalhos que, desde 2001, tem marcado presença no setor elétrico, por meio de projetos de educação para o uso seguro e eficiente de energia, consumo consciente da água, descarte correto dos resíduos e questões relacionadas à mobilidade urbana.