Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha

MoodleConheça nossa fanpage Conheça nosso canal

Prêmio Fundação Telefônica Vivo leva projetos da Mostratec aos EUA

11/06 2018
Institucional

As jovens pesquisadoras do Curso de Química da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Novo Hamburgo/RS), Amanda Miranda de Souza e Camila Maurer, sob orientação da Professora Schana Andréia da Silva, e os estudantes do Instituto Federal Sul-rio-grandense – Campus Pelotas (RS), Carlos Eduardo Lopes Bastos e Gustavo Ludke da Silva, com orientação do Professor Thales Gonçalves Pereira, participam da Genius Olympiad (Genius International High School Project Competitions), na cidade de Oswego (EUA), entre 11 e 16 de junho.

Eles receberam o Prêmio Fundação Telefônica Vivo com o projeto “Biotêxtil – Tingimento com água do mar” e “Diana - Dispositivo de Análise e Controle de estufas Agrícolas, respectivamente, na última edição da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), considerada a maior feira do gênero da América Latina, que proporciona a participação do trabalho nesse importante evento.

Sobre os projetos
O projeto Biotêxtil consiste numa pesquisa sobre a utilização da água do mar no processo de tingimento na indústria têxtil encontrando uma alternativa ecológica para um processo que utiliza grande quantidade de água potencialmente potável. O projeto Diana tem por objetivo proporcionar ao usuário um sistema eletrônico que atue na busca para garantir as condições climáticas ideais para o cultivo, proporcionando um bom desenvolvimento da produção.

Sobre a Genius
A Olimpíada oferece desafios e oportunidades para que os alunos do ensino médio desenvolvam habilidades e adquiram conhecimentos necessários para serem cidadãos, líderes, cientistas, artistas, escritores, engenheiros e políticos do futuro - agentes que promoverão e contribuirão para uma maior sustentabilidade ambiental ao longo de suas vidas.

Sobre a Fundação Telefônica Vivo
A Fundação Telefônica Vivo, responsável pelos projetos sociais da Vivo, acredita na Inovação Educativa como forma de inspirar novos caminhos para o desenvolvimento do Brasil a partir da educação. Guiada pela inovação e a disposição em contribuir para a construção de um futuro com mais oportunidades para todos, a Fundação desenvolve projetos que utilizam a tecnologia para gerar novas metodologias de ensino-aprendizagem, estimular o empreendedorismo social e o exercício da cidadania. Com atuação no Brasil desde 1999, faz parte de uma rede formada por outras 17 fundações presentes da Europa e América Latina, integrantes do Grupo Telefónica.

Foto: Amanda e Camila na Mostratec do ano passado.