Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha

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Projeto Político Pedagógico

O maior desafio para uma escola é ela se reinventar a partir da avaliação do seu fazer, da sua rotina e da sua cultura. A cultura instalada, na maioria das vezes, não está escrita nem definida em papéis com belos logotipos, mas, sim, habita o cotidiano escolar, a relação professor-aluno, as conversas dos corredores e os olhares entre as pessoas que se entrecruzam. Aí está a verdadeira concepção educacional de uma instituição. Na Fundação Liberato, não é diferente.
 
Quando alguém ouve falar da Liberato, lembra-se dos firmes princípios que norteiam nosso trabalho. Lembra-se de ética, de comprometimento, de disciplina, de desenvolvimento sustentável, de valorização do ser humano, de responsabilidade e de busca de excelência. A partir da compreensão da relação indissociável entre a vida e o mundo do trabalho, busca-se uma sólida formação científica e tecnológica aliada a uma formação humanística e comportamental. Por isso, entendemos fundamental que o estudo se conecte com o mundo do trabalho, permitindo uma relação dialógica entre o ensino e a vida profissional.
Trabalhamos intensamente, fortalecendo o uso do método científico como ferramenta pedagógica em sala de aula, pois acreditamos que não se pode mais dissociar ensino e pesquisa. Iniciamos como uma feira dentro de uma sala de aula, que cresceu ano a ano e hoje é uma das maiores feiras de ciência jovem da América Latina - a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (MOSTRATEC).
 
A organização e o desenvolvimento curricular, seus objetivos, conteúdos e métodos, baseiam-se em um projeto de sociedade democrática, diversa e inclusiva, compreendendo a educação como processo formativo. Isso permite o crescimento pessoal e coletivo, a construção do conhecimento, a apropriação para enfrentar novas tecnologias e a elaboração autônoma e com discernimento sobre temas complexos.
 
No ano de seu cinquentenário, a atualização do Projeto Político-Pedagógico reveste-se de especial relevância, ao permitir reflexões sobre nossos princípios e metas, definições de regras de convivência e marcos regulatórios, envolvimento dos sujeitos da comunidade escolar, ousada intervenção pela melhoria da condição humana, enfrentamento do movimento e das mudanças e prospecção de compromissos para sua atuação e expansão institucional. Cabe, pois, na certeza da natureza pública da Fundação Liberato, sermos agentes de nosso futuro e fortalecermos nossa identidade,que dá vida e corpo para a formação integral que nos é tão cara e tão bem é reconhecida pela sociedade através dos alunos egressos.
 
Leo Weber
Diretor Executivo